• Rua Santa Conceição, 51 - Centro - Guarulhos
  • (11) 2087-7737
  • sac@cro.med.br

É uma doença que atinge o nervo óptico e envolve a perda de células da retina responsáveis por enviar os impulsos nervosos ao cérebro. A pressão intra-ocular elevada é um fator de risco significativo para o desenvolvimento do glaucoma, não existindo contudo uma relação direta entre um determinado valor da pressão intra-ocular e o aparecimento da doença, ou seja, enquanto uma pessoa pode desenvolver dano no nervo com pressões relativamente baixas, outra pode ter pressão intra-ocular elevada durante anos sem apresentar lesões. Se não for tratado, o glaucoma leva ao dano permanente do disco óptico da retina, causando uma atrofia progressiva do campo visual, que pode progredir para cegueira.

A cirurgia a LASER para o glaucoma é chamada trabeculoplastia. Este procedimento dura cerca de 6 minutos, não causa dor e pode ser efetuado no consultorio médico. O feixe de laser é focalizado acima do ponto de drenagem do olho na malha trabecular. Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, o laser não “fura” o olho. Ao invés disso, seu calor intenso e localizado, faz com que algumas áreas da malha de drenagem abram-se, resultando em uma passagem mais fácil do fluido intra-ocular para fora do olho. Você pode ir para casa e retomar suas atividades normais logo após a cirurgia.

Tratamento Cirúrgico

Trabeculectomia

A Trabeculectomia é a cirurgia antiglaucomatosa mais utilizada se o tratamento clínico é insuficiente para impedir o progresso da doença ou pelo menos retardar a evolução para que não cause incapacitação ao individuo no futuro.

A Cirurgia cria uma fístula entre a câmara anterior e a conjuntiva, sendo considerada penetrante, permitindo a passagem de humor aquoso. Indica-se nos casos em que o tratamento clínico do glaucoma não atinge a pressão alvo, a fim de que não ocorra progressão da doença. Para manter a viabilidade da fístula, geralmente associa-se uma substância no intra-operatório denominada anti-proliferativa, que aumenta a taxa de sucesso, formando-se uma bolha difusa na conjuntiva operada. É indicada em todos os casos de glaucoma primário (ângulo aberto ou fechado) e secundário em que o controle clínico da pressão não é atingido. Pode ser feita isolada ou combinada à cirurgia de catarata.

MIGS

Nos últimos anos surgiram os chamados MIGS, cirurgias anti-glaucomatosas minimamente invasivas. Estes procedimentos apresentam mínimo trauma ao olho, porém tem o inconveniente de serem restritas aos casos de glaucoma leve.

Ciclofotocoagulacao Transcleral a Laser Micropulsatil

O feixe de laser é focalizado acima do ponto de drenagem do olho na malha trabecular. Seu calor intenso e localizado, faz com que algumas áreas da malha de drenagem abram-se, resultando em uma passagem mais fácil do fluido intra-ocular para fora do olho. É possível ir para casa e retomar suas atividades normais logo após a cirurgia.

  • Whatsapp

    Agora o você pode conversar sobre a cirurgia de Glaucoma através do nosso Whatsapp: (11) 9.5785-6549

  • Falar sobre a cirurgia!