Cuidado com os olhos no carnaval
Há poucos dias do carnaval 2019, o clima festivo já começa a tomar conta do país.
A pintura a fim de valorização dos olhos é fundamental na composição de algumas fantasias, mas, tomar alguns cuidados com sua aplicação é capaz de fazer toda a diferença e evitar transtornos que, muitas vezes, podem acabar com a folia.
Mas não se preocupe, aqui estão algumas dicas para não prejudicar os olhos e acentuar a fantasia:
Glitter
A utilização de glitter e purpurina passou a ser indispensável quando o assunto é carnaval. Entretanto, quando são aplicados rente aos olhos são capazes de causar arranhões na córnea (tecido transparente, fino e resistente localizado na parte anterior do olho) que, podem ser a porta de entrada para bactérias capazes de causar desde uma simples irritação ocular até uma úlcera na córnea.
Dessa maneira, para não correr riscos, o recomendado é evitar o uso desses produtos na região dos olhos, e aplicá-los em outras regiões, como pernas e ombros.
Rímel
- Evitar rímel à prova d’agua
- Cuidado para que não entre nos olhos
- Utilize produtos à base de água e hipoalérgicos
- Lave o aplicador com frequência
Lápis e Sombra
Embora seja bastante comum, o uso exagerado desses itens pode causar obstrução de glândulas lacrimais e acarretar em um problema chamado síndrome do olho seco.
Utilize demaquilante específico para região dos olhos quando for remover este tipo de maquiagem, assim você evita que a maquiagem caia no olho e cause irritação.
Tinta para a pele
Pinturas faciais também são super comuns nas maquiagens carnavalescas, mas, para que nada estrague sua folia, utilize tintas antialérgicas ou à base de água, que foram fabricadas especialmente para uso sobre a pele.
Cílios postiços:
Higienize bem as mãos antes de aplicar os cílios postiços e tome cuidado para que a cola não entre em contato com os olhos e, para evitar a contaminação por bactérias, não reutilize os cílios. Depois da folia, utilize o demaquilante a fim de remover toda a cola.
Espuma de carnaval
Comuns em festas de rua e bailes de carnaval, espumas em spray quando mal utilizadas, podem causar irritação, alergia e até mesmo lesão.
Mas, para não acabar com a diversão, evite qualquer contato do produto com seus olhos, nem dirija o jato de espuma para a região do rosto de ninguém.
A maquiagem ou a espuma caiu nos meus olhos, o que devo fazer?
Caso algum produto entre em contato com os olhos, lave imediatamente a região com água corrente ou soro fisiológico para remover qualquer resíduo. Não esfregue a região. Caso esteja na rua, procure atendimento em postos de primeiros socorros.
Agora que já conferiu nossas dicas e sabe como proteger os olhos, você está pronto para curtir o carnaval com segurança. Em caso de dúvida ou orientação médica profissional, marque uma consulta com um de nossos especialistas. Bom feriado e bom carnaval!
Leave a reply
Deixe um comentário