Ceratite – o que é?

É uma inflamação da córnea que pode ser causada por lesões, infecções virais, bacterianas, fúngicas ou por parasitas. Se tratada adequadamente, geralmente progride bem sem perda de visão, mas em alguns casos podem levar a complicações graves, como inflamação crônica da córnea, úlceras da córnea, edema, perda temporária ou permanente da visão, entre outras. Geralmente afeta apenas um olho, mas em alguns casos, a doença pode se espalhar para o outro olho, fazendo com que ambos os olhos sejam afetados.

Quais são as causas?

Quanto às causas, podem ter origem de uma infecção causada por um vírus ou pode ser causada por bactérias, fungos ou parasitas. Esses agentes podem ser encontrados em quase todos os lugares, como na água, especialmente em oceanos, rios e lagos. A contaminação da água ou produtos químicos, como os usados em piscinas, podem irritar a córnea e enfraquecer o tecido superficial da córnea, levando à ceratite. A infecção por contaminação de lentes de contato também é comum, pois, vírus, bactérias, fungos ou parasitas podem contaminar lentes de contato, ou seus estojos de armazenamento. Outras causas incluem: trauma ou agressão externa, como exposição acidental as substâncias tóxicas, alergia a medicamentos, exposição prolongada à luz UV desprotegida, algumas doenças autoimunes, podendo também ser complicação de certas doenças oculares, principalmente após uma conjuntivite.

Alguns tipos de ceratite:

  • Ceratite viral – causada por um vírus (contagiosa).
  • Ceratite herpética – Um tipo muito comum de ceratite causada pelo vírus do herpes, principalmente na infecção por herpes simples tipo 1 ou herpes zoster.
  • Ceratite bacteriana – causada por bactérias. O risco de desenvolver esta patologia aumenta de 10 a 15 vezes com o uso contínuo de lentes de contato. A maioria das infecções é causada pelo uso inadequado de lentes.
  • Ceratite fúngica – causada por fungos. A ceratite fúngica pode ser causada pelos seguintes tipos de fungos: Fusarium, Aspergillus, Candida.
  • Ceratite não infecciosa – Um exemplo de ceratite não infecciosa é causado por traumas, uso de colírios que causam irritações nos olhos, etc.
  • Ceratite bolhosa – Esta complicação acomete de 1% a 2% dos pacientes submetidos à cirurgia de catarata. A transparência da córnea é prejudicada, resultando em diminuição da visão e dor ocular intensa, entre outros sintomas. Quando a ceratite bolhosa é grave, um transplante de córnea pode ser necessário em muitos casos.

Entre outras!

Alguns dos sinais e sintomas:

  • Olhos vermelhos;
  • Sensação de areia nos olhos;
  • Dor ocular, que pode ser moderada a grave;
  • Sensibilidade à luz;
  • Olhos lacrimejantes;
  • Visão embaçada;
  • Dificuldade em abrir os olhos devido à dor ou irritação.

Tratamento

A ceratite é curável. É uma doença ocular que geralmente não apresenta complicações se diagnosticada e tratada corretamente. O tratamento depende se a ceratite é causada por um vírus e deve ser tratada com medicamentos antivirais ou, se bacteriana, com antibióticos. Ou seja, o tratamento é baseado na causa, portanto, deve ser orientado por um oftalmologista. Os lubrificantes geralmente são eficazes para ceratite relacionada ao olho seco. A ceratite associada à doença autoimune geralmente é tratada com corticoides. Em casos mais graves, a única opção é a cirurgia com transplante de córnea.

Leave a reply