Retinose pigmentar tem cura?

Infelizmente não. Ainda assim, pode ser tratada com a ajuda de suplementos e medicamentos. A retinose pigmentar é uma doença genética que afeta a retina e seu avanço causa danos nas células receptoras de luz presentes na retina, os fotorreceptores.

O diagnóstico é feito por um oftalmologista com base na avaliação dos sinais e sintomas, e através do mapeamento da retina e exames de imagem, como a retinografia, campo visual e a tomografia ocular.

O tratamento pode prevenir a progressão da doença. Suplementos de vitamina E em altas doses afetam negativamente a evolução da doença e devem ser evitados. Além da recomendação de alimentos ricos em vitamina A e DHA, também pode ser incluída a necessidade do uso de óculos com proteção UV para evitar a exposição à luz. Outros tratamentos modernos incluem a terapia genética como uma possível solução para o problema. Com o tratamento correto, a qualidade de vida do paciente pode ser mantida e a perda de visão evitada.

Independentemente disso, o acompanhamento permanente com um oftalmologista é essencial para garantir a independência dos pacientes com baixa visão.

Tire suas dúvidas com um oftalmo retinólogo. Contamos com equipes especializadas em Retina, agende sua consulta conosco: (11) 2087-7737

Leave a reply