Catarata: O que é? | causas | sintomas | cirurgia | resultado

É denominada Catarata a opacificação do cristalino, que é a lente natural existente no nosso olho, responsável pela focalização da visão para longe e para perto. Com a idade, geralmente dos 40 anos, pode ocorrer um processo de opacificação dessa lente (o cristalino) que leva a diminuição progressiva da visão. A rapidez dessa evolução varia de pessoa para pessoa e até mesmo de um olho para o outro.

Causas

As principais causas do surgimento da catarata são:
Idade, é a causa mais freqüente da doença;
Conseqüência do diabetes;
Conseqüência do uso indiscriminado e sem orientação médica, de colírios com corticosteróides;
Traumatismos oculares;
Radiação;
Infecções nos olhos;
Uveítes.

Principais sintomas da catarata:
Visão embaçada;
Necessidade de mais luz para enxergar com nitidez;
A leitura fica mais difícil.

Grupo de risco
Pessoas com mais de 40 anos.

Cirurgia de Catarata

Atualmente a cirurgia é realizada em qualquer tipo de catarata, independente do seu grau de comprometimento da visão. É um procedimento que dura por volta de 30 minutos, mas que apesar de rápido é também delicado. Cirurgia é o único tratamento para catarata. Não há medicamento, vitaminas, colírios ou exercícios que façam a catarata desaparecer.

Facoemulsificação
img-cirurgia-catarata

É uma cirurgia com incisões menores de 3,5mm, que consiste na introdução de uma espécie de cânula no globo ocular, ligada a um equipamento ultra-sônico, que aspira e emulsifica (dilui) a catarata, permitindo uma recuperação mais rápida. A escolha de uma ou outra técnica dependerá de cada caso. Ambas são realizadas sob anestesia local, com implante posterior de uma lente intra-ocular.

Hoje não é mais necessário aguardar a catarata “amadurecer”. A decisão da cirurgia deverá ser tomada em conjunto com o seu oftalmologista, quando a visão estiver borrada o suficiente para dificultar as atividades da vida diária, isto é, ver televisão, trabalhar, dirigir com segurança, andar pela rua etc. é necessário que se faça a cirurgia.

Após o diagnóstico e a decisão pela cirurgia, será realizada a Biometria Ultra-sônica, onde teremos os dados para o cálculo adequado do grau da lente intra-ocular a ser implantada após a retirada do cristalino, para evitar o uso de óculos após a cirurgia.

Processo de remoção da catarata
É necessária a aplicação de alguns colírios no dia anterior à cirurgia;
As incisões são auto selantes e se fecham sem necessidade de pontos;
Durante a cirurgia o paciente não sentirá dor, nem verá o que está sendo feito pelo cirurgião;
Muito provavelmente haverá necessidade do uso e óculos para leitura de perto.

Lentes Intra-oculares

iol1

As lentes intra-oculares (LIO) são cristalinos artificiais, implantados no olho durante a cirurgia de catarata para substituir o cristalino opacificado. Elas surgiram em 1949, criadas pelo médico inglês Harold Ridley. A primeira lente intra-ocular era feita de plástico rígido e se destinava a imitar o cristalino humano natural. Hoje em dia, os materiais mais usados incluem o polimetilmetacrilato (PMMA), silicone e acrílico. Como o nome já diz, elas são colocadas internamente no olho para substituir o cristalino opacificado removido na cirurgia de catarata. São diferentes das lentes de contato, que são colocadas sobre a superfície da córnea para correção de miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia.

Dentre as lentes intra-oculares multifocais disponíveis no mercado destacam-se:

TECNIS™
AcrySof® ReSTOR®

Com as características de um cristalino jovem, apresentam bom desempenho em ambientes de baixa luminosidade. Proporcionam aos pacientes a visão de perto e de longe, sem o uso de óculos na maioria dos casos. Ambas são execelentes, porém consulte um oftalmologista e encontre a lente mais indicada para cada caso.

Consulte seu oftalmologista e saiba mais sobre os tratamentos disponíveis.