Entenda o Ceratocone e as opções de tratamento
O que é ceratocone?
O Ceratocone é uma doença ocular caracterizada pelo afinamento e alteração na curvatura da córnea (tornando-a pontiaguda) provocando a percepção de imagens distorcidas e embaçadas.
Sintomas
É assim que enxerga uma pessoa que possui Ceratocone
Os principais sintomas são:
• Visão distorcida e borrada tanto para longe quanto para perto;
• Dores de cabeça;
• Fotofobia;
• Coceira.
Causas
Não existe um diagnóstico preciso quanto as causas da doença. Várias evidências apontam que os genes estão relacionados. Por este motivo, é bastante comum ocorrerem casos na mesma família. Alergias estão entre uma das possíveis causas uma vez que coçar os olhos fragiliza as fibras da córnea. Um relatório internacional revelou que o uso de smartphones e tablets com acabamento em níquel aumenta a alergia tópica (na pele). De 10 alérgicos, 7 desenvolvem a sensibilidade nos olhos, sendo assim, alérgicos a este material devem manter distância desses equipamentos para evitar o ceratocone. Doenças sistêmicas e o uso incorreto de lentes de contato também favorecem o desenvolvimento.
Tratamento
O Hospital de Olhos C.R.O. possui várias opções para tratamento. Inclusive a novidade doIntralase, capaz de realizar cirurgia sem uso de lâminas. O intuito do tratamento do ceratocone é proporcionar uma melhor visão para o paciente. As alternativas de tratamento são avaliadas de acordo com o avanço da doença nesta ordem: óculos, lentes de contato e cirurgias.
Óculos
A primeira opção que o paciente recebe é a prescrição de óculos, na maior parte das vezes em casos iniciais da doença.
Lente de contato
A partir do momento em que os óculos não conseguem fornecer uma acuidade visual satisfatória, a lente de contato é a próxima alternativa, geralmente é utilizada a lente rígida gás permeável.
CrossLink
A técnica consiste na aplicação de um colírio a base de riboflavina, a qual é ativada por meio de um feixe especial de luz que faz a remodelação e união das fibras de colágeno. O resultado deste processo é a criação de resistência mecânica da córnea. Com isso, há menor chance de progressão do ceratocone.
Anel Intraestromal
Uma alternativa cirúrgica segura para o ceratocone é o implante de segmentos de anel corneano. Consiste no implante de um anel no interior do tecido corneano. Os segmentos remodelam a curvatura da córnea, regredindo o ápice do ceratocone e retornando-o a um formato mais natural, arredondado. O procedimento, realizado é com anestesia local, indolor e com excelentes resultados.
Transplante de córnea
O Transplante de córnea é indicado quando a transparência ou a curvatura da córnea estão muito alteradas. O transplante é considerado hoje a última alternativa para o tratamento de ceratocone.
Perguntas frequentes
Ceratocone cega?
Ceratocone não causa cegueira. Uma das maiores dúvidas dos pacientes em nossos consultórios é o medo de ficarem cegos ou ao consultarem com outros médicos que informou que eles terão que necessariamente a fazer transplante de córnea e que esta é a única solução para o ceratocone. Na verdade, o ceratocone tem uma sequencia lógica ao tratamento, conforme o grau em que se encontra o ceratocone e o transplante é a ultima solução, quando todas as outras técnicas menos invasivas não surgiram efeito desejado ou pelo retardo do diagnóstico e inicio do tratamento.
O ceratocone estabiliza?
Por ser um dispositivo rígido, o anel de ferrara , poderá tornar mais firme a estrutura da córnea, evitando ou lentificando a evolução do quadro para um transplante de córnea.
O que é anel de Ferrara?
O anel de Ferrara é uma órtese composta de dois segmentos semicirculares, de espessuras variáveis, com 5mm de diâmetro, confeccionada com o mesmo material utilizado há mais de 20 anos na confecção de lentes intraoculares. O anel de ferrara tem a intenção de regularizar a superfície corneana que se encontra com uma forma cônica e irregular no ceratocone.
Porque fazer a cirurgia de anel de Ferrara?
Porque antes de colocar o anel, nem de óculos ou de lente de contato proporcionam mais uma boa visão.
Riscos do implante de Anel de Ferrara?
A complicação mais freqüente do implante de Anel de Ferrara é a extrusão espontânea do mesmo. Isso ocorre em 10 a 12% dos casos.
Quanto custa transplante de córnea à laser?
O grande problema de fazer o transplante de córnea a laser (com o femtosecond) é o custo. Os aparelhos são muito caros, a tecnologia é nova, o Hospital de Olhos C.R.O. é um dos poucos hospitais que tem esse aparelho no Brasil, poucos médicos estão habilitados a operar com esse equipamento, isso tudo acarreta no custo.
Laser para ceratocone, pode ser usado em outras cirurgias?
Além do transplante de córnea, o laser de femtosegundo (ou femtosecond) é usado em cirurgias refrativas (cirurgias de miopia, astigmatismo ou hipermetropia pela técnica Lasik), na cirurgia de implante de anel intracorneano para ceratocone (anel de ferrara) e até na cirurgia de catarata.
Para saber qual a melhor opção para seu caso, entre em contato através do telefone (11) 2087 – 7737
Leave a reply
Deixe um comentário