Entenda o Ceratocone e as opções de tratamento

O que é ceratocone?

O Ceratocone é uma doença ocular caracterizada pelo afinamento e alteração na curvatura da córnea (tornando-a pontiaguda) provocando a percepção de imagens distorcidas e embaçadas.

ceratocone

É assim que enxerga uma pessoa que possui Ceratocone

captura-de-tela-2016-06-02-as-08-52-55-768x537

Os principais sintomas são:

• Visão distorcida e borrada tanto para longe quanto para perto;

• Dores de cabeça;

• Fotofobia;

• Coceira.

Causas

Não existe um diagnóstico preciso quanto as causas da doença. Várias evidências apontam que os genes estão relacionados. Por este motivo, é bastante comum ocorrerem casos na mesma família. Alergias estão entre uma das possíveis causas uma vez que coçar os olhos fragiliza as fibras da córnea. Um relatório internacional revelou que o uso de smartphones e tablets com acabamento em níquel aumenta a alergia tópica (na pele). De 10 alérgicos, 7 desenvolvem a sensibilidade nos olhos, sendo assim, alérgicos a este material devem manter distância desses equipamentos para evitar o ceratocone. Doenças sistêmicas e o uso incorreto de lentes de contato também favorecem o desenvolvimento.

Tratamento

O Hospital de Olhos C.R.O. possui várias opções para tratamento. Inclusive a novidade doIntralase, capaz de realizar cirurgia sem uso de lâminas. O intuito do tratamento do ceratocone é proporcionar uma melhor visão para o paciente. As alternativas de tratamento  são avaliadas de acordo com o avanço da doença nesta ordem: óculos, lentes de contato e cirurgias.

Óculos

A primeira opção que o paciente recebe é a prescrição de óculos, na maior parte das vezes em casos iniciais da doença.

Lente de contato

A partir do momento em que os óculos não conseguem fornecer uma acuidade visual satisfatória, a lente de contato é a próxima alternativa, geralmente é utilizada a lente rígida gás permeável.

CrossLink

A técnica consiste na aplicação de um colírio a base de riboflavina, a qual é ativada por meio de um feixe especial de luz que faz a remodelação e união das fibras de colágeno. O resultado deste processo é a criação de resistência mecânica da córnea. Com isso, há menor chance de progressão do ceratocone.

Anel Intraestromal

Uma alternativa cirúrgica segura para o ceratocone é o implante de segmentos de anel corneano. Consiste no implante de um anel no interior do tecido corneano. Os segmentos remodelam a curvatura da córnea, regredindo o ápice do ceratocone e retornando-o a um formato mais natural, arredondado. O procedimento, realizado é com anestesia local, indolor e com excelentes resultados.

Transplante de córnea

O Transplante de córnea é indicado quando a transparência ou a curvatura da córnea estão muito alteradas. O transplante é considerado hoje a última alternativa para o tratamento de ceratocone.

Ceratocone cega?

Ceratocone não causa cegueira. Uma das maiores dúvidas dos pacientes em nossos consultórios é o medo de ficarem cegos ou ao consultarem com outros médicos que informou que eles terão que necessariamente a fazer transplante de córnea e que esta é a única solução para o ceratocone. Na verdade, o ceratocone tem uma sequencia lógica ao tratamento, conforme o grau em que se encontra o ceratocone e o transplante é a ultima solução, quando todas as outras técnicas menos invasivas não surgiram efeito desejado ou pelo retardo do diagnóstico e inicio do tratamento.

O ceratocone estabiliza?

Por ser um dispositivo rígido, o anel de ferrara , poderá tornar mais firme a estrutura da córnea, evitando ou lentificando a evolução do quadro para um transplante de córnea.

O que é anel de Ferrara?

O anel de Ferrara é uma órtese composta de dois segmentos semicirculares, de espessuras variáveis, com 5mm de diâmetro, confeccionada com o mesmo material utilizado há mais de 20 anos na confecção de lentes intraoculares. O anel de ferrara tem a intenção de regularizar a superfície corneana que se encontra com uma forma cônica e irregular no ceratocone.

Porque fazer a cirurgia de anel de Ferrara?

Porque antes de colocar o anel, nem de óculos ou de lente de contato proporcionam mais uma boa visão.

Riscos do implante de Anel de Ferrara?

A complicação mais freqüente do implante de Anel de Ferrara é a extrusão espontânea do mesmo. Isso ocorre em 10 a 12% dos casos.

Quanto custa transplante de córnea à laser?

O grande problema de fazer o transplante de córnea a laser (com o femtosecond) é o custo. Os aparelhos são muito caros, a tecnologia é nova, o Hospital de Olhos C.R.O. é um dos poucos hospitais que tem esse aparelho no Brasil, poucos médicos estão habilitados a operar com esse equipamento, isso tudo acarreta no custo.

Laser para ceratocone, pode ser usado em outras cirurgias?

Além do transplante de córnea, o laser de femtosegundo (ou femtosecond) é usado em cirurgias refrativas (cirurgias de miopia, astigmatismo ou hipermetropia pela técnica Lasik), na cirurgia de implante de anel intracorneano para ceratocone (anel de ferrara) e até na cirurgia de catarata.

Para saber qual a melhor opção para seu caso, entre em contato através do telefone (11) 2087 – 7737