Conheça a Blefarite

A blefarite é uma inflamação comum e persistente das bordas das pálpebras. Apresenta irritação, prurido e, inclusive, olho vermelho. Na região palpebral aparecem granulações parecidas com “caspas”, que podem se estender até os cílios.

Pessoas com pele oleosa, caspa e olhos secos têm maior tendência de ter blefarite, a qual pode se iniciar na infância e se prolongar por toda a vida como uma afecção crônica.

Em alguns casos, a blefarite produz somente irritação e prurido leves, mas podem também provocar ardência e sensação de areia junto dos olhos. A blefarite pode ainda levar a complicações graves, como inflamação dos tecidos oculares e atingir a córnea.

Causas

A blefarite pode atingir as pálpebras inferiores e superiores e as causas são alérgicas ou infecciosas.

Tratamento

Após o diagnóstico, dependendo do grau de gravidade da doença, o médico poderá recomendar tratamentos que incluem a limpeza regular da região, massagem nas pálpebras, aplicação de pomadas, colírios, antibióticos por via oral e também outros tratamentos paralelos que porventura sejam necessários para tratar outros fatores de risco, como a rosácea e a seborreia.

Por se tratar de uma doença crônica, a blefarite não desaparece completamente e pode ressurgir a qualquer momento em quem tem predisposição à doença. Por isso é importante fazer um acompanhamento médico regular com o seu oftalmologista de confiança.

Leave a reply