Cuidado: Acidentes oculares nas Festas juninas

O mês de Junho é marcado pelos costumes característicos das festas juninas: comidas típicas, bebidas, fogueiras, brincadeiras, balões, fogos de artifício etc,. Embora nos tragam bastante diversão precisamos tomar cuidado pois podem causar acidentes oculares.

Neste post daremos algumas dicas para que você curta essa festividade de maneira segura:

Fogueiras:

A atenção deve começar no momento de empilhar a madeira: para evitar que alguma farpa caia nos olhos. Mas e se acontecer? o que eu faço? Neste caso existem duas hipóteses:

  1. O pedaço de madeira está na parte colorida do olho ou em cima da pupila: NÃO tente retirar, procure um pronto socorro.
  2. O pedaço de madeira está na parte branca do olho: Pode ser retirado com um cotonete ou um lenço limpo.

A cautela deve estar presente também na hora de acender o fogo, para que não caia nos olhos. Mas caso aconteça siga nossas dicas:

  1. Lave os olhos em água corrente por 20 minutos sem parar;
  2. Procure um oftalmologista.

Caso perceba olhos vermelhos, irritação e ardência após o contato com a fogueira, faça compressas com gazes molhados com água fria sobre os olhos fechados.

Balões:

Além de ser um crime ambiental, os balões podem provocar queimadas e acidentes aéreos. Em caso de queimadura ocular, não aplique nenhum medicamento, vá diretamente ao pronto-socorro oftalmológico.

Fogos de Artifício:

O perigo dos fogos de artifícios estão em suas explosões que, devido a intensidade são capazes de penetrar nos olhos.

Seguindo estas dicas você poderá aproveitar as comemorações sem qualquer tipo de imprevisto. Bom São João 🙂

Leave a reply