Glaucoma – Conheça os Sintomas, Causas e Tratamento.

O que é?

Glaucoma é uma doença causada pela lesão do nervo óptico relacionada a pressão ocular alta.

imagem-do-nervo-optico

Pode ser agudo ou crônico. O Glaucoma crônico é aquele que é caracterizado pela perda da visão periférica ou seja, visao que permite perceber os objetos ao nosso redor. Quando agudo, se dá porque a pressão interna do olho se torna extremamente alta e causa a perda súbita e grave da visão.

glaucoma

O Glaucoma apresenta sintomas ou sinais?

São raros os casos em que o glaucoma apresenta sintomas. Os sinais da doença só surgirão nos glaucoma’s agudos, onde o paciente sobre de fortes dores de cabeça, fotofobia, enjôo e dor ocular intensa.

Quais exames necessários para diagnóstico do glaucoma?

Para o diagnóstico do glaucoma o Hospital de Olhos Guarulhos realiza alguns exames, como: Tonometria de aplanação (exame para a tomada da pressão intraocular), Fundo do olho (exame para avaliar se existe lesão do nervo óptico provocado pelo glaucoma), Gonioscopia (exame para classificar o tipo de glaucoma) e Campo visual (exame para avaliar se há perda do campo visual). O diagnóstico precoce do glaucoma só é feito em um exame oftalmológico de rotina e a medida anual da pressão intraocular é a forma mais sensata de se preservar a sua visão.

O glaucoma deixa o paciente cego?

Sim, a perda progressiva do campo de visao periférico pode causar grandes dificuldades para perceber objetos ao seu redor (entretanto só ocorre após muitos anos de doença não controlada). Já o glaucoma avançado pode acometer a visao central também (aquela que é usada para leitura), fazendo assim com que o paciente alcance a perda total da visão.

rtemagicc_glaucoma1_01_txdam1452_723b39-e1455272946730

A cegueira causada pelo glaucoma é reversível?

Não, como ela se dá pela lesão que acontece em fibras de nervos que saem da retina para o nervo óptico, não se tem ainda como recuperá-las.

Quando se opera de glaucoma o problema da pressão está resolvido?

Na maioria dos pacientes que realizam a cirurgia ocorre o equilibrio da pressão para um nível seguro, fazendo assim, com que o uso de colirios não sejam necessários. Entretanto, existem alguns pacientes que podem apresentar dificil controle mesmo após a cirurgia, sendo submetidos a novas cirurgias ou uso continuo de colirios.

Quando se opera do glaucoma a visão pode voltar?

Infelizmente não, a cirurgia de glaucoma tem como principal e único objetivo o controle da pressão interna do olho, portanto, não melhora a visão.

Histórico familiar de glaucoma pode ser um problema?

Sim, um dos fatores de risco muito importante para ter o glaucoma é a história familiar. O que não quer dizer que quem tiver um familiar com diagnóstico terá glaucoma.

O exame oftalmológico adequado, com um bom oftalmologista, é muito importante para o esclarecimento de dúvidas. Agende hoje mesmo a sua consulta através do telefone.: (11) 2087-7737