Prevenção: Acidentes oculares no trabalho

Muito frequentes em atividades industriais, os acidentes oculares ocorrem por falta de prevenção. A boa notícia é que com a adoção de medidas simples é possível eliminar estes riscos.

Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, 98% dos acidentes poderiam ser evitados. Muitas vezes, são percebidos horas mais tarde com o aparecimento de sintomas como irritação, hiperemia (olhos vermelhos) ou sensação de corpo estranho (cisco, serragem areia ou sujeira). As lesões mais encontradas são: úlceras traumáticas
(feridas por choque), queimaduras, impactos e cortes e, até, perfuração do globo ocular.

Como reagir a cada tipo de lesão:

Corpo estranho – é qualquer coisa que penetre no olho vindo de fora do corpo. Até o momento da avaliação oftalmológica os sintomas podem ser aliviados através da lavagem do local com soro fisiológico.

Solda elétrica: pode provocar queimaduras na superfície do olho quando não se usa equipamentos de proteção. Se isso acontecer, o paciente deve procurar um oftalmologista o quanto antes.

Resíduos químicos: ao cair nos olhos causam dor, lacrimejamento, sensação de areia nos olhos e visão embaçada. Neste caso o indicado é lavar os olhos com água corrente, por cerca de 20 minutos, na tentativa de retirar qualquer resíduo químico, e encaminhar a pessoa imediatamente ao oftalmologista.

Trauma contuso: quando há uma compressão no sentido anteroposterior, empurrando o globo ocular contra as estruturas orbitárias, como acontece num soco, bolada, batida de carro e objetos rombudos. Neste caso é indicado a consulta com um oftalmologista.

Objetos pontiagudos: quando há perfuração em qualquer estrutura do globo ocular ou anexos, causados geralmente por objetos pontiagudos como facas, madeira, prego, vidro, projétil, estilhaços entre outros. Neste caso, o paciente deve ser encaminhado imediatamente a um atendimento de emergência oftalmológico.

A importância da proteção pessoal:

O olho é um órgão do corpo humano responsável por um dos sentidos mais importantes, aproximadamente 85%, que é uma grande percentagem das lesões oculares, geram defeitos visuais permanentes, tornando fácil o entendimento da importância da prevenção de acidentes com os olhos e da manutenção da saúde dos mesmos.

Como qualquer lesão, as lesões oculares
acontecem pela falta de percepção dos riscos e principalmente na falta do uso de proteções adequadas, como óculos de proteção, protetor facial, etc.

Avaliação médica:

A avaliação oftalmológica é de suma importância para o diagnóstico e tratamento correto. O Hospital de Olhos C.R.O conta com um pronto atendimento altamente equipado para atendimento de urgências oftalmológicas como: conjuntivites, traumas, dores oculares, perda de visão súbita e urgências pós operatórias de nossos pacientes.