Consumo excessivo de sal prejudica a visão

O excesso de sal na alimentação prejudica não só a pressão arterial, os rins e a tireoide. Seus efeitos podem atingir também a visão.

A hipertensão arterial pode provocar alterações nos vasos e artérias da retina que, sem tratamento, pode levar à perda da visão. O grande problema é que a maioria dos pacientes procura o oftalmologista quando já aconteceu o comprometimento da retina, já que a hipertensão arterial não apresenta sintomas. Em estágio inicial, o exame de fundo de olho (fundoscopia) permite o diagnóstico.

Um levantamento do IBGE mostra que o brasileiro continua consumindo mais sal do que o recomendado, mesmo depois da recente redução do sódio em alguns alimentos industrializados. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda 5 gramas de sal/dia, mas no Brasil, em média, o consumo diário é mais que o dobro, 12 gramas.

O consumo abusivo do sal pode antecipar a formação da catarata porque dificulta a manutenção da pressão osmótica entre as células do cristalino e forma depósitos que o tornam opaco.

Hipertensão pode afetar a retina

No início, a alteração é imperceptível porque é caracterizado pela arteriosclerose, ou seja, degeneração e estreitamento das artérias no fundo do olho. O problema é a falta de controle da hipertensão arterial. Pode desencadear edema do disco óptico, formação de neovasos e morte de células da retina decorrente da oclusão isquêmica da veia central da retina ou hemorragia que provoca grave perda da visão. O tratamento depende do tipo de alteração.

Por isso, a recomendação a quem tem hipertensão arterial é consultar um oftalmologista anualmente e praticar atividades físicas que ajudam a manter a pressão sob controle.

Marque sua consulta no Hospital de Olhos C.R.O!